sexta-feira, 1 de outubro de 2010

De mal a pior...

Já faz um ano que me sentia desmotivado a postar aqui nesse blog o que eu escrevia, seja pra faculdade ou por simples vontade de registrar minhas opiniões. Mas hoje estava assistindo o debate de mais uma eleição presidencial, e muitas das coisas que ouvi dos candidatos me fizeram pensar bastante, então resolvi escrever sobre isso (pelo menos algo de positivo aquele showzinho me proporcionou).

Foram tantas coisas que me deixaram com a imensa vontade de quebrar a minha televisão que fico até indeciso, não sei por onde começar a escrever, mas vou tentar organizar as minhas idéias da forma mais clara possível.

Não pretendo citar nomes de candidatos, porque quem assistiu o último debate e tem o mínimo de percepção, vai entender a quem estarei dirigindo a palavra em cada parte desse texto, a não ser que você seja um analfabeto político e/ou tenha o QI igual ou inferior ao de uma querida candidata economista ex-integrante de alguns grupos de idoneidade questionável e filiada a um partido um tanto quanto popular (pelo menos é assim que eles se definem).

A “CRIATURA” política tem muitas características, e uma das que mais se destaca é o OPORTUNISMO, que chega a fazer com que certas figurinhas carimbadas que fazem parte desse meio, se tornem ridículas e cansativas.

Um candidato a presidência (que esta numa posição um tanto quanto confortável nas pesquisas eleitorais), estava sendo muito oportunista, pois além de desferir acusações e criticas ao atual governo e também a candidata desse mesmo partido, fazia perguntas aos outros candidatos, fazendo com que esses também criticassem o atual governo de forma que beneficiasse esse candidato oportunista. Até ai tudo ia bem para o nosso amigo, então ele colocou em questão uma política de governo falha (segundo ele) e fez uma pergunta em relação a ela para outro candidato. Esse candidatoque recebeu a pergunta deve ter percebido essa ‘brilhante’ estratégia do oportunista em questão (penso eu), e friamente não hesitou em ressaltar que tal ‘política de governo falha’ (como foi colocada pelo próprio autor da pergunta) teve origem em outro governo, a mais de oito anos atrás, quando um presidente do mesmo partido que o nosso “sagaz” candidato oportunista é filiado, estava no poder. Confesso que gargalhei enquanto assistia tudo isso, ainda mais quando o candidato se mostrou surpreso e sem reação, gaguejando sem saber o que falar depois da resposta de seu companheiro.


Não posso deixar de citar uma candidata, que na minha opinião, é uma das figuras mais cômicas que já vi no cenário da política nacional, justamente por tentar passar uma seriedade e competência que não lhe é natural. Suas ‘qualidades’ vão alem de despreparo e falta de experiência política (e no debate de hoje demonstrou que até fala errado como o seu querido mentor), pois quando tinha o direito de fazer perguntas com o tema de sua escolha aos outros candidatos, perguntava sobre suas propostas de uma forma muito aberta, dando assim o privilégio para que o candidato pudesse ‘fazer campanha’ ao vivo na maior rede abertdo país.

Não sendo osuficiente, a nossa ilustre (ignorante, sem experiência, despreparada, e sem carreira política) candidata tem como alicerce de sua campanha o apoio de um homem que se tornou um MITO (pra não dizer POP STAR, tal como as bandinhas adolescentes, pois em suas aparições públicas essa figura só falta ser recebida por menininhas com seu nome escrito no rosto e gritando alguns elogios comuns em programas

de auditórios onde esses tipinhos acéfalos se aglutinam aos montes) por causa de sua ‘triste’ vida que vai de operário à presidente. A verdade é que na maior parte do tempo, essa candidata fica se escondendo/defendendo das acusações que recebe na sombra do seu mentor.

A outra candidata do sexo feminino é uma pessoa séria, mas que defende ideais que agradariam mais a ‘galerinha’ de WOODSTOCK do que povão brasileiro.


E não posso me esquecer do ultimo (mas não menos importante) candidato, que entre eles é o mais experiente (já me desculpo pelo trocadilho que acabode fazer, mesmo sem a intenção) e que na minha opinião, foi o melhor nesse debate. Defende idéias radicais (na opinião dos conservadores, é claro), mas não acho que isso seja motivo para falta de credibilidade, muito pelo contrario, idéias inovadoras (ainda mais quando tais idéias estão se contrapondo a uma corrente forte e solidificada) devem ser valorizadas.

Sinto-me desconfortável por ter que confiar o meu voto em um candidato que não me agrada, na tentativa de impedir a eleição de um que seja pior ainda. Chegamos a um ponto tão critico, que é preciso votar contra a nossa própria vontade em político, na esperança de não deixar que uma pessoa que julgamos incapaz de assumir um cargo importante seja eleito.

Existe uma infinidade de fatores que indiscutivelmente deveriam ser diferentes em nossa sociedade. Acredito sim em dias melhores, mas eles só poderão se tornar realidade a partir do momento que essas mudanças começarem de dentro de cada sujeito, até que todos aprendam a ler/interpretar/ver o mundo não só com nossos olhos do corpo, mas também com os olhos da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário