domingo, 2 de agosto de 2009

Acreditar nas próprias mentiras

Esse é o meu primeiro post nesse blog, tinha em mente falar sobre uma coisa, mas por causa de uma discussão em uma comunidade que eu participo, resolvi mudar o tema.

O tema já foi muito explorado, e acho que ninguem que vá ler isso nunca teve uma discussão sobre religião, mas vou abordar o assunto de um modo diferente.
Penso que o sobrenatural surgiu como uma tentativa de satisfazer a curiosidade humana, e tambem tentar dar um sentido a vida. O homem se considera brilhante demais para acabar, então dai surge todas as teorias de vida eterna céu/inferno, isso é só uma forma de se enganar, ao invés de buscar a verdade.

Apesar de ser ateu e ter uma certa antipatia para com o cristianismo (digo cristianismo porque é a crença religiosa predominante na sociedade ocidental a qual faço parte) , consigo enxergar coisas boas em tal crença enquanto filosofia. Naturalmente como qualquer religião, o cristianismo impõe costumes/práticas que são a moral cirstã, moral que em teoria é algo admirável (em teoria, pois na prática não passa de ferramenta de controle).

O problema do cristianismo, são os cristãos! Chegamos ao âmago da questão, cristãos "são" critãos por medo (isso não é de hoje), e não por se identificarem com a crença. Até aqui eu não disse nenhuma novidade.

O que chega a ser cômico, é o fato do homem se esquecer que tudo não passa de uma criação sua, e levar isso tão a sério ao ponto de sentir medo e ser controlado por isso. É como um homem adulto tendo medo do "homem do saco"!








Gostaria de deixar claro que respeito a opinião alheia sobre qualquer coisa, e ridicularizar nunca foi minha intenção.

Um comentário:

  1. Caio, muito bom o texto. Pensando sobre o "nascimento dos deuses", olhando pela sua ótica, eu diria que os deuses nasceram da tentativa do homem explicar fenômenos naturais sem ser pelo caminho da ciência, já que a milhares de anos atrás éramos mais rústicos em relação ao conhecimento e a produção dele. Não acho que o homem se considera brilhante demais para acabar, mas que ele sente medo de acabar, o medo do desconhecido, do "o que será que vem depois?". Acho que seguir uma filosofia religiosa, muitas vezes, realmente pode atrapalhar a vida de alguém, conheço pessoas que apanhavam do marido e não se separavam porque o pastor dizia que ela não devia. Sim, isso também dependia do pastor, mas a crença estava envolvida. Por outro lado, vejo que para muitas pessoas, a crença religiosa ajuda a manter um "norte", um algo para buscar, um caminho para seguir, uma coisa para se agarrarem e se manterem em um caminho mais saudável(que pelo menos elas consideram saudável, portanto, mais feliz e confortável para elas). As pessoas fazem escolhas sempre pensando no melhor que elas podem fazer no momento; se alguém escolhe participar e seguir uma religião, certamente, ela considera que é melhor para ela. Por isso digo que a religião tem seus prós e contras, assim como você mesmo citou no texto, mas por razões um pouco diferentes.

    Gostei do texto. Aguardo mais postagens.
    Abraço, irmão!

    ResponderExcluir