segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Não existe liberdade!

Alienação, esse tema já me rendeu horas de discussão com meu primo e um amigo.
Eu já tinha a intenção de falar sobre isso, essa vontade foi agravada com o recente post no blog desse mesmo primo.

Antes de começar a defender meu ponto de vista, gostaria de ressaltar que existem algumas definições de alienação, o sentido que aqui vou problematizar nada tem a ver com o conceito Marxista de alienação.
O problema em se falar de alienação, é a confusão que existe entre alienação e massificação, acho importante definir cada um dos termos. Comportamentos padronizados e dissolução de singularidades definem a massificação. Ser condicionado por algo que lhe agrada, comportamento e necessidades ilusórias são a alienação.

Começo dizendo que não existem niveis de alineção, nem pessoas que não sejam alienadas, pois todos tem gostos/preferências que moldam suas "individualidades".
Digo (quase que dogmaticamente) que alienação massifica, mas alienação não depende de massificação pra existir. Uma pessoa pode gostar de algo incomum não sendo assim massificada, mas ainda assim vai ser moldada pela sua preferência, então continua sendo alienada, isso exemplifica o que eu disse.

Agora justificando o titulo desse texto, digo que não existe liberdade pelo fato de que não criamos tudo que somos, só nos apropriamos de construções já existentes.
Novela, futebol, series, filmes, música e uma infinidade de coisas alienam, mas nem por isso devemos deixar de aprecia-los.
O que eu não compreendo é a necessidade que algumas pessoas sentem de serem diferentes das outras afinal somos todos da mesma espécie.
Vivendo esse discurso pós-moderno da originalidade é que as pessoas se perdem na mesmice!

Um comentário:

  1. Quer dizer que buscar ser diferente virou um clichê? E ser condicionado por algo que nos agrada é como dizer que seguimos o que nos convém... Bom tema!

    ResponderExcluir